Novo regresso às aulas

Para ti, que és estudante.

E já estás novamente a iniciar um novo ano letivo. Espero que tenhas aproveitado as férias para fazeres o que mais gostas, para brincares e saíres com os teus amigos, para experimentares coisas novas, espero que tenhas visitado sítios novos e desfrutado da companhia da tua família.

Mas chegou setembro, e com isso, uma nova etapa na tua vida: um novo ano de escolaridade. Para muitos, isso pode ter implicado uma grande mudança, ou porque mudaste de escola, de curso, ou de turma, ou porque foste viver para uma cidade nova e tens que começar do zero.

Sei que pode ser assustador, e compreendo que esta nova etapa te possa estar a fazer sentir uma grande ansiedade, e que te surjam na mente pensamentos como “e se eu não conseguir fazer amigos novos?”, ou “e se eu não conseguir ter boas notas?”, “e se os professores acharem que eu não sou capaz?”. Deixa-me interromper-te aqui!

Lembraste dos amigos que tens feito ao longo da vida? Lembraste das boas notas que tiveste o ano passado ou em anos letivos anteriores? E tenho a certeza que houve ou existem professores que te incentivam a ser melhor! Tu também vais conseguir agora, porque tens conseguido desde sempre.

Assim, eu sugiro-te.

  1.  Identifica os teus pensamentos automáticos (e.g. “eu não vou conseguir fazer amigos”)
  2.  Identifica o que sentes (as tuas emoções) sobre os teus pensamentos (e.g. “eu fico ansioso/a quando penso que posso não ser capaz”)
  3.  Identifica qual é o teu comportamento perante o que pensas e o que sentes (e.g. choro, não querer ir para a escola, sintomas físicos como cólicas, vómitos, dificuldade em dormir, entre outros)

E agora, desafio-te a alterares o pensamento automático inicial por um pensamento mais adaptativo que te faça sentir mais tranquilo/a (e.g. “claro que vou conseguir fazer amigos, porque eu tenho amigos e isso significa que eu consigo fazê-los”).

É fácil, não é? Eu sei que tu consegues gerir a ansiedade sobre o início das aulas.

E tu?

Dra. Eunice Caracol, cédula n.º 21959