Ver mais
Psico-oncologia
Como é que alguém pode ser grato a um cancro? Nos últimos anos tem havido uma crescente valorização da leitura mais positiva
Ver mais
Saúde mental em pessoas com +65 anos
Caracteriza-se por uma diminuição orgânica e funcional do individuo e que não decorre de uma doença.
Ver mais
Terapia de Casal - Mediação de conflito
Quem recorre à terapia de casal, necessita de ultrapassar conflitos, problemas de convivência, desgaste decorrente do relacionamento e
Ver mais
O Neurofeedback nas perturbações do sono
Os estudos sobre a alteração da atividade cerebral durante o sono são numerosos e provam a importância do sono nos processos de aprendizagem e memorização dos acontecimentos diurnos.
Ver mais
O Neurofeedback é um tratamento eficaz e duradouro para as cefaleias
As dores de cabeça funcionais regulares continuam hoje em dia pouco compreendidas e podem averiguar-se difíceis de serem tratadas.
Ver mais
Sabe o que é Neurofeedback?
E se fosse possível observar a nossa própria atividade cerebral? Poderíamos aprender a regulá-la? Modificá-la? Tornar o cérebro mais eficaz?
Ver mais
Terapia de casal para conjugues heterossexuais e homossexuais
Todos recorrem a terapia de casal, de modo a conseguirem ultrapassar conflitos, problemas de convivência, desgaste decorrente do
Ver mais
O que fazem os psicólogos da educação?
Quando a maioria das pessoas são questionadas sobre o que fazem os psicólogos da educação, geralmente, estas referem que são os psicólogos que atuam nas escolas.
Ver mais
Novo regresso às aulas
Sei que pode ser assustador, e compreendo que esta nova etapa te possa estar a fazer sentir uma grande ansiedade, e que te surjam na mente pensamentos como “e se eu não conseguir fazer amigos novos?”, ou “e se eu não conseguir ter boas notas?”, “e se os professores acharem que eu não sou capaz?”. Deixa-me interromper-te aqui!
Ver mais
A importância da intervenção na dislexia
A dislexia é uma Perturbação Específica da Aprendizagem, caraterizando-se a mesma por dificuldades acentuadas na aprendizagem da leitura e da escrita, que não são explicadas por baixo funcionamento intelectual, métodos de ensino e oportunidades educacionais inadequadas ou pela presença de défices sensoriais.
Ver mais
A importância do suporte familiar na saúde mental
Para além dos evidentes fatores genéticos que nos são transmitidos à nascença, a dinâmica familiar constitui-se como uma das principais bases da vida psíquica do indivíduo.
Ver mais
Consumo de álcool. Existe uma dose segura?
Muitas pessoas ficam surpreendidas quando percebem que uma dose de bebida alcoólica, não se refere ao tamanho do copo mas sim à quantidade de determindada bebida.
Ver mais
Relações tóxicas e/ ou abusivas
São uma tipologia de comportamentos recorrentes onde uma ou mais pessoas, procuram dominar, desvalorizar e consequentemente diminuir o outro.
Ver mais
Bullying
O Bullying é uma tipologia de violência e humilhação infligida intencionalmente e repetitivamente às suas vítimas, cujo o objetivo principal é intimidar e dominar o outro.
Ver mais
A ansiedade e a alimentação: Sabia que a ansiedade pode influenciar a sua alimentação?
Um dos estados emocionais que mais exerce influência sobre o comportamento alimentar é a ansiedade.
Ver mais
Qual o impacto que o isolamento social pode ter no funcionamento cognitivo?
Uma associação entre o isolamento social ou os baixos contactos sociais com pior função cognitiva e com o declínio cognitivo.
Ver mais
Memória: os esquecimentos refletem sempre alterações de memória?
O esquecimento não é produto de um erro que acontece nem de um problema que existe ou que esteja a existir.
Ver mais
O processo Psicoterapêutico enquanto Autoconhecimento
"Quem sou eu?"
Correspondentemente, a psicoterapia detém o espaço e o contexto para o encontro de si próprio.
Ver mais
Confinamento e desafios conjugais
O mantermo-nos atentos, sermos capazes de pedir ajuda psicoterapêutica torna-se essencial nestas situações.
Ver mais
Segundo Confinamento
O autocuidado é a chave para o bem-estar.
Ver mais
Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da comunicação humana.
Ver mais
Doces depois das refeições: vício ou fonte de energia?

Sofre de uma vontade insaciável de comer aquela sobremesa depois do almoço? É algo normal e não se justifica só pela gulodice. Perceba porquê.


Ver mais
Meditação
Porquê a meditação? Talvez pela beleza da prática, sem qualquer artifício ou acessório, pura e dura.
Ver mais
Terapia de Casal
Quando o desentendimento e o conflito se instalam sem uma resolução, a terapia conjugal revela-se um instrumento essencial.
Ver mais
Mediação Familiar
O processo de Mediação Familiar é capaz de dar resposta às mais diversas questões surgidas entre o casal que se separou.