Testes e Avaliações Psicológicas


A Orientação Vocacional é um serviço de apoio à tomada de decisão, quanto ao percurso escolar e/ou profissional e o mais indicado, de acordo com os interesses, aptidões e personalidade de cada indivíduo.
Esta fase é muitas vezes vivida com muita ansiedade e com muitas as preocupações, associadas à definição de um percurso vocacional e de carreira; assim, o processo de Orientação Vocacional dará ao jovem a oportunidade de descobrir as suas próprias competências psicológicas de forma a construir o seu projeto vocacional, com maior confiança e autonomia.
Este serviço é realizado por um (a) psicólogo/a, que auxilia o jovem na exploração de cursos, saídas profissionais e profissões, de forma a promover as competências de planeamento de carreira e de tomada de decisão.
O Processo de Orientação Vocacional é constituído pelas seguintes etapas:


O processo de Orientação Vocacional destina-se a adolescentes e jovens que precisem de apoio no processo de escolha de um percurso vocacional, e a jovens adultos que sintam a necessidade de repensar e reavaliar o seu percurso académico e profissional, e (re)descobrir novas oportunidades de carreira.


Ver também:
Avaliação Psicológica de Condutores